domingo, 8 de abril de 2012

Como fazer um banner cientifico

ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DA CIDADANIA
COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS
(CRIADO PELA LEI 12.999 DE 14 DE JANEIRO DE 2000)
(Conveniada à Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará)

I JORNADA CIENTÍFICA DO CMCB – 2012
ANEXO IV – NOVA VERSÃO

COMO FAZER UM BANNER CIENTÍFICO
APRESENTAMOS DOIS MODELOS PARA AS EQUIPES ESCOLHEREM O QUE MELHOR SE ADEQUAR AO TRABALHO.

AVISO 1: SOMENTE um BANNER pode ser exposto.

AVISO 2: TODO BANNER terá um número fornecido pela a Comissão Organizadora e que será disponibilizado a partir do dia 16 de abril de 2012

  1. Função do Banner: Sintetizar informações e dados relevantes da pesquisa.
  1. Formato Gráfico
    1. Tamanho do banner: 90cm de largura por 1,20m de altura ( 90cm x 1,20m).
    2. Tamanho da fonte e espaçamento entre linhas: (legível a uma distância de pelo menos 1m – dependerá da quantidade de informação contida; no banner).
      1. Tamanho recomendado de fonte para título: 60.
      2. Tamanho recomendado de fonte para texto: 33.
      3. Tamanho recomendado de fonte para gráficos, tabelas, fotos, figuras etc: 18 a 20.
      4. Tamanho recomendado de fonte para contato: 18 a 20.
    3. Cor da fonte (Que se destaque da cor definida no plano de fundo do banner).
    4. Alinhamentos: justificado.
    5. Margens: (esquerda 3.0 cm / direita, superior e inferior 2,5 cm.).
  2. Estrutura do banner
    1. Título:
É O TÍTULO APRESENTADO NA FICHA DE INSCRIÇÃO
    1. Autores e Orientador(a):
      1. Citados por extenso.
      2. Deve ser centralizado.
    2. Introdução:
      1. Apresenta uma visão geral do trabalho.
      2. Utilizando autores e teorias que dão subsídios ao trabalho.
      3. Descrição: Apresentação resumida da pesquisa e sua justificativa(Relevância do problema ou tema estudado), realçando a relevância social e acadêmica do estudo.
      4. Hipóteses/Objetivos: Indicação daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa.
    3. Metodologia:
      1. Apresenta os procedimentos de coletas e análise dos dados.
      2. Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos, observação, entrevista, etc.) adotados pelo pesquisador.
    4. Resultados:
      1. Indicação dos resultados alcançados, com breve análise de como eles foram obtidos e quais as suas implicações.
    5. Considerações Finais:
      1. Breve resgate das hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema.
      2. Confirma ou refuta as(os) hipóteses/objetivos do trabalho.
      3. Deverá apresentar deduções lógicas e correspondentes aos(às) objetivos/hipóteses propostos, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.
    6. Referências Bibliográficas:
      1. Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor conforme normas da ABNT.
      2. Citar as três fontes mais importantes.
ATENÇÃO! Sobre a colocação de Gráficos, Tabelas, Fotos e Figuras
Quando houver Fotos, essas devem ser ampliadas, preferencialmente em cores, com boa resolução, contendo legenda abaixo das mesmas. Tabelas e Figuras, também devem ser ampliadas, com boa qualidade de impressão, contendo legenda explicativa.
Recomenda-se mesclar texto, gráficos e figuras.
Não esqueçam! NÃO MAIS DO QUE 25% do Banner devem ser compostos por Gráficos, Tabelas, Fotos, Figuras, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário