domingo, 1 de abril de 2012

Anexos da Jornada Científica 2012

ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DA CIDADANIA
COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS
(CRIADO PELA LEI 12.999 DE 14 DE JANEIRO DE 2000) (Conveniada à Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará)

 I JORNADA CIENTÍFICA DO CMCB – 2012

 ANEXO 1

ÁREAS DE CONHECIMENTOS

ÁREA 1 – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias:
 Disciplinas:
o Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Arte, Informática;
 Categorias de Pesquisa:
o Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Educação Física, Arte, Informática;

Área 2 – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
 Disciplinas:
o Matemática, Física, Química, Biologia, CFB;
 Categorias de Pesquisa:
o Matemática, Física, Química, Biologia, CFB, Robôs Fixos, Robôs Móveis, Astronomia, Foguetes;

Área – 3 – Ciências Humanas e suas Tecnologias
 Disciplinas:
o Geografia, História, Filosofia, Sociologia;
 Categorias de Pesquisa:
o Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Ecologia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental.


ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DA CIDADANIA
COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS
(CRIADO PELA LEI 12.999 DE 14 DE JANEIRO DE 2000) (Conveniada à Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará)

ANEXO 2

Essas são as regras de Segurança que a SEDUC utiliza no edital da IV Feira de Ciência e Cultura Estadual, por essa razão estão transcrita conforme consta no referido Edital.

SERÃO PROIBIDAS AS APRESENTAÇÕES DOS SEGUINTES ITENS:
a) Organismos vivos (ex: plantas, animais, micróbios etc.);
b) Espécimes (ou partes) dissecados;
c) Animais vertebrados ou invertebrados preservados (inclusive embriões);
d) Órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue, urina, etc.) Exceções: dentes, cabelos, unhas, ossos secos de animais, cortes histológicos dissecados e slides de tecido úmido quando completamente lacrado;
e) Gelo seco ou outros sólidos sublimáveis;
f) Comida humana ou animal;
g) Baterias com células expostas;
h) Produtos químicos e/ou combustíveis;
i) Substâncias tóxicas ou de uso controlado;
j) Colocação em marcha de motores de combustão interna;
k) Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos;
l) Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas de laboratório;
m) Prêmios, medalhas que tenham sido conquistados pela escola;
n) Aparelhos de áudio que não façam parte do Projeto e conexão de Internet como parte da exposição do projeto.

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COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS
(CRIADO PELA LEI 12.999 DE 14 DE JANEIRO DE 2000) (Conveniada à Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará)

 I JORNADA CIENTÍFICA DO CMCB – 2012

ANEXO 3

CADERNO DE CAMPO – CADERNO DE PESQUISA – DIÁRIO DE BORDO
É um caderno ou fichário onde é registrado todas as etapas da pesquisa.
Neste documento, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que realizaram para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas.
Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do projeto, O MESMO NÃO DEVERÁ SER DIGITADO APENAS MANUSCRITO.

O Caderno deverá conter:
 Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas, das novas indagações;
 Poderá ter fotos, gravuras, figuras e desenhos;
 Registro das datas e locais das investigações;
 Registro dos testes e resultados;
 Entrevistas e consultas às pessoas-fonte;
 Referências Bibliográficas.

O Caderno de Campo não faz parte dos documentos da pesquisa, em alguns eventos ele fará parte da inscrição do mesmo. Na Jornada Científica, ele será apresentado quando da apresentação da Mostra e deve permanecer sempre junto a exposição.

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COLÉGIO MILITAR DO CORPO DE BOMBEIROS
(CRIADO PELA LEI 12.999 DE 14 DE JANEIRO DE 2000) (Conveniada à Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará)

 I JORNADA CIENTÍFICA DO CMCB – 2012

ANEXO IV

COMO FAZER UM BANNER CIENTÍFICO
Baseada nas informações disponíveis no EDITAL - IV MOSTRA DE CIÊNCIAS E CULTURA DA SEFOR.
AVISO: Haverá um BANNER padrão para todos os trabalhos a serem apresentados.
1) Função do Banner: Sintetizar informações e dados relevantes da pesquisa.
2) Formato Gráfico
a. Tamanho do banner: 90cm de largura por 1,20m de altura ( 90cm x 1,20m).
b. Tamanho da fonte e espaçamento entre linhas: (legível a uma distância de pelo menos 1m – dependerá da quantidade de informação contida; no banner).
i. Tamanho recomendado de fonte para título: 40.
ii. Tamanho recomendado de fonte para texto: 26.
iii. Tamanho recomendado de fonte para gráficos, tabelas, fotos, figuras etc: 14 a 16.
iv. Tamanho recomendado de fonte para contato: 14 a 16.
c. Cor da fonte (Que se destaque da cor definida no plano de fundo do banner).
d. Alinhamentos: justificado.
e. Margens: (esquerda 3.0 cm / direita, superior e inferior 2,5 cm.).
3) Estrutura do banner
a. Título:
i. Deve ser sintético e refletir a essência do trabalho, ou seja, o objeto de pesquisa.
ii. Deve ser centralizado.
b. Autores e Orientador(a):
i. Citados por extenso.
ii. Deve ser centralizado.
c. Introdução:
i. Apresenta uma visão geral do trabalho.
ii. Utilizando autores e teorias que dão subsídios ao trabalho.
iii. Descrição: Apresentação resumida da pesquisa e sua justificativa(Relevância do problema ou tema estudado), realçando a relevância social e acadêmica do estudo.
iv. Hipóteses/Objetivos: Indicação daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa.
d. Metodologia:
i. Apresenta os procedimentos de coletas e análise dos dados.
ii. Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos, observação, entrevista, etc.) adotados pelo pesquisador.
e. Resultados:
i. Indicação dos resultados alcançados, com breve análise de como eles foram obtidos e quais as suas implicações.
f. Considerações Finais:
i. Breve resgate das hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema.

ESTADO DO CEARÁ
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(CRIADO PELA LEI 12.999 DE 14 DE JANEIRO DE 2000) (Conveniada à Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará)

 I JORNADA CIENTÍFICA DO CMCB – 2012

i. Breve resgate das hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema.
ii. Confirma ou refuta as(os) hipóteses/objetivos do trabalho.
iii. Deverá apresentar deduções lógicas e correspondentes aos(às) objetivos/hipóteses propostos, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.
g. Referências Bibliográficas:
i. Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor conforme normas da ABNT.
ii. Citar as três fontes mais importantes.

ATENÇÃO! Sobre a colocação de Gráficos, Tabelas, Fotos e Figuras
Quando houver Fotos, essas devem ser ampliadas, preferencialmente em cores, com boa resolução, contendo legenda abaixo das mesmas. Tabelas e Figuras, também devem ser ampliadas, com boa qualidade de impressão, contendo legenda explicativa.
Recomenda-se mesclar texto, gráficos e figuras. Não esqueçam! 75% do Banner devem ser compostos por Gráficos, Tabelas, Fotos, Figuras, etc.

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ANEXO V

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO

1. Criatividade, Inovação e conhecimento científico do problema abordado ( 0 – 40 pontos)
Criatividade é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas. Inovação é a implementação de um novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações. Nem sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente novo, mas, com muita frequência, é o resultado da combinação original de coisas já existentes.
Algumas importantes inovações consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes.
Do conhecimento científico nasce o raciocínio argumentativo que é extremamente relevante para o conhecimento das ciências. De posse do conhecimento científico o educando poderá construir modelos, desenvolvendo explicações do mundo físico e natural e será capaz de interagir com eles. Precisam demonstrar que aprenderam significativamente os conceitos implicados associados ao trabalho defendido, também precisam demonstrar que desenvolveram a capacidade de responder questionamentos sobre o seu trabalho de posse dos conhecimentos científicos.

2. Metodologia Científica ( 0 – 10 pontos)
Os alunos precisam ser capazes de explicar como procederam as suas investigações; que instrumentos eles utilizaram para coletar dados; quais as fontes que eles pesquisaram, como eles tiveram acesso a estas fontes; em que período desenvolveram suas pesquisas todas estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos científicos adquiridos.
3. Profundidade da Pesquisa (0 – 10 pontos)
No decorrer da apresentação deverá ser possível perceber até que ponto os alunos se envolveram com a pesquisa; até que ponto eles demonstraram interesse em desenvolvê-la; até que ponto eles buscaram fundamentações científicas que fundamentassem a sua pesquisa, finalmente, em que nível científico a pesquisa ficou situada.

3. Clareza e objetividade na apresentação do trabalho ( 0 – 20 pontos)
Levando-se em consideração o pouco tempo destinado à apresentação, já que o avaliador tem outros trabalhos para avaliar, os autores devem planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo que o tempo seja otimizado e as informações compartilhadas possam ser bem explicadas e bem interpretadas.

4. Caderno de Campo ( 0 – 20 pontos)
No Caderno de Campo, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as datas respectivas. Se for continuação de projeto, o Caderno de Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do projeto, O MESMO NÃO DEVERÁ SER DIGITADO APENAS MANUSCRITO. FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA - PRESERVAR PARA ALIMENTAR E PREVENIR PATOLOGIAS HUMANAS.


ESTADO DO CEARÁ
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 I JORNADA CIENTÍFICA DO CMCB – 2012

FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA - PRESERVAR PARA ALIMENTAR E PREVENIR PATOLOGIAS HUMANAS.

Luana Oliveira Santos, Evanir Araújo de Sousa
Alunas da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro
pnixwqptecfg@mail-temp.appspotmail.com
Gerciê Oliveira Castro
Professor de Biologia da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro

INTRODUÇÃO:
A caatinga se destaca por sua riqueza na diversidade vegetal a qual deve ser preservada em função do grande potencial alimentar e medicinal das frutas silvestres. Numa relação homem e ambiente está presente também à dependência onde o homem retira da natureza todos os recursos pra a sobrevivência da humanidade. O desconhecimento sobre as espécies frutíferas nativas do Brasil é algo cultural, conforme mostra alguns levantamentos bibliográficos, mas que este estudo objetivou promover mudanças nos hábitos alimentares da população deste Município como forma de pensar políticas de preservação ambiental bem como alimentar e prevenir várias patologias humanas.

METODOLOGIA:
No desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e professores se sensibilizam para pensar e tomar iniciativas de preservação do meio ambiente, especialmente o bioma em estudo. Para a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento da diversidade de frutas silvestres através de formulário, e posteriormente um mapeamento na região de Trairi, sendo estas coletadas conforme o período de safra, acondicionadas e posteriormente fabricados algumas iguarias. Conforme o levantamento bibliográfico quanto à taxonomia, foram ainda pesquisados o princípio ativo de cada uma para descobrir o seu potencial medicinal. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminará com a produção de Herbário e um Atlas de botânica escolar que servirá para o acervo de pesquisa de alunos.

RESULTADOS:
Neste levantamento preliminar, foram identificadas taxiomicamente 20 espécies de frutas, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Destas, todas são utilizadas na alimentação humana, 13 possuem aplicabilidade medicinal e todas contribuem de forma significativa na preservação deste importante bioma: a caatinga. A produção de iguarias como doces, bolos, sucos, sorvetes, sucos são as formas mais comuns no processo de industrialização como forma de inserção a práticas econômica e ecologicamente correta.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Os recursos naturais da caatinga possuem um grande potencial ambiental e econômico, desde que aja um manejo ecologicamente correto, atendendo não só os anseios da população mas, sobretudo, práticas de preservação do Meio Ambiente. O projeto de preservação das frutas silvestres da caatinga, neste estudo preliminar mapeou 20 espécies das árvores frutíferas nativas ou adaptadas no semi-árido, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Das espécies identificadas 13 possuem aplicação medicinal, 20 são utilizadas na alimentação humana e todas contribuem significativamente na preservação ambiental do bioma caatinga.
Palavras-chave: Preservação - Caatinga - Alimento - Aplicação medicinal.

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